Fim do sonho europeu? - Momentos e Coisas

16 de mar. de 2023

Fim do sonho europeu?

 

Desde o antes do início da pandemia, tem se ouvido falar bastante a respeito dos brasileiros que escolheram se mudar de mala e cuia para Portugal. Nesse período, o país era visto com um grande centro de oportunidades para as pessoas que estavam à procura de mudança de vida, devido a muita propaganda dos que já moravam lá e dos incentivos para se conseguir um emprego. Eu mesma, já vislumbrei um dia me mudar para algum outro país, mas desisti logo em seguida, pois só de pensar em ficar longe da minha família, já me bate a saudade, acho que não conseguiria.

Recentemente, saiu uma notícia no portal do G1 sobre o número de imigrantes brasileiros que estão pedindo ajuda para retornar o Brasil. O que será que está acontecendo para fazer essas pessoas quererem voltar, logo após essa eleição tão conturbada, aumento de preços e um futuro incerto para as empresas brasileiras? 

Nas redes sociais, já vi diversas propagandas e alguns influencers contando como é a vida em Portugal, mostrando diversos pontos positivos, sendo os principais: a facilidade da língua e o ganho em euro, que sem dúvidas são grandes incentivos. Porém, muitos desses influencers não contam a realidade nua e crua sobre as dificuldades que a maioria passa ao tentar se adaptar ao novo país.

Segundo o G1, os principais motivos para a grande procura de ajuda para deixar Portugal são: desemprego, situação irregular, falta de preparação no processo migratório e custo de vida mais elevado. 

Aqui no Brasil, passamos por diversos problemas, e o maior deles sem dúvida é o desemprego, porém, por estarmos perto de familiares, conhecidos e termos programas do governo, imagino que é possível ser auxiliado mais facilmente, e conseguir vencer os desafios sem passar tanta necessidade.

Na minha opinião,em um novo país, além das dificuldades de adaptação em geral, o maior desafio é lidar com a indiferença e a falta de empatia dos moradores locais, que muitas vezes são xenofóbicos (preconceito com pessoas de outros lugares./países/etnias e culturas) que não vêem como obrigação oferecer ajuda àquele ao qual, na visão deles, está tirando vagas de emprego dos habitantes do país.

Confesso que parei de vislumbrar esse 'sonho europeu' ou 'sonho americano' quando pensei nos desafios que enfrentaria, para tentar oportunidades em outro país. Sei que muitas pessoas se dão muito bem, ganham bastante dinheiro e conseguem se estabilizar, porém, creio que não estou disposta a passar por tantas dificuldades, para ganhar mais, sendo que posso correr atrás de melhores oportunidades por aqui mesmo, ganhando menos claro,  mas tendo o carinho e companhia de familiares e amigos queridos de longa data.

Parabéns aos corajosos e desapegados que vencem todos os dias a saudade e conseguem viver bem morando fora. Mas, para mim, essa ideia de morar em outro país, e criar minha filha longe dos avós e tios, não é nem um pouco chamativa. A vida é um sopro e tão curta! Vimos isso de perto durante a pandemia.Viver sempre em busca de ter mais, e mais, sacrificando a saúde mental e emocional não me parece ser uma boa escolha, atualmente.

Bem pessoal, essa é apenas a minha opinião e quero muito saber a de vocês sobre esse assunto: Já sonharam em morar fora do país? Me contem nos comentários.

Beijos e até o próximo post.

3 comentários:

  1. Eu sempre quis ter a experiência de viver fora. Antes pesquisava sobre intercâmbios e programas de au para, mas com o tempo acabei desistindo. Acho que se eu for escolher viver em outro país, precisaria viajar a passeio e tentar entender o lugar pois morro de medo de sair do meu país para sofrer preconceito em um lugar diferente.
    Acho que muito influencer de migração são bem irresponsáveis por só mostrar um lado em mudar, e as pessoas acabam caindo nesse conto.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É muito complicado, as vezes as pessoas só mostra como é lindo, mas quando você viaja e conversa com as pessoas vê que a realidade é bem cruel, ai penso, vale mesmo largar seu conforto para sofrer longe de todos?

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca me chamou atenção o ato de morar fora. Acho até meio assustador, estar longe de tudo, parece que eu nunca ia me sentir em casa. Admiro a coragem de quem vai! Mas eu, tô fora. Todos lugares tem pontos ruins, a diferença é que aqui do Brasil a gente conhece todos e foca muito neles.

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade para deixar seus recados,
Pode deixar que responderei com todo carinho :)