(imagem Freepik)
Manter a casa organizada com filhos é uma tarefa bem desafiadora! E é de praxe sempre ter uma roupa ou brinquedo espalhado, calçados fora do lugar, nossa, eu que o diga! Com uma bebê que parece a Dora Aventureira que gosta de explorar a casa, fica mais complicado ainda haha. Juju adora pegar várias coisas para brincar, e sai espalhando pelos cômodos, dessa forma as tarefas da mamãe aqui são dobradas.
O que me ajuda muito na saúde mental é tentar priorizar as tarefas por nível de importância.Por exemplo, se chego em casa muito tarde, vou priorizar fazer o jantar e não ficar catando brinquedos na casa,deixo para quando for possível mesmo. Não conseguir colocar as coisas no lugar era algo que me deixava muito irritada antes de ter filhos, e durante a maternidade eu tento me auto ajustar para entender que tudo é questão de prioridade e necessidade, que as coisas podem esperar.
Estar bem e ter a disponibilidade para arrumar/ourganizar é algo que facilita bastante, pois tudo flui com mais clareza na nossa mente é ou não é ?
No post de hoje, trouxe algumas dicas para manter a casa organizada, são pequenas coisas que juntas vão nos auxiliando a deixar tudo no devido lugar, são essas:
- Fazer uma limpeza diária em cada cômodo;
Com a rotina de trabalhar fora, nem sempre é possível manter esse hábito, mas para quem trabalha em home office por exemplo, é uma excelente dica, separar os cômodos durante a semana, e limpar um por dia.
- Desapegar de coisas que não são mais necessárias ou que não são usadas há muito tempo;
Confesso que tenho dificuldade para desapegar, mas sempre que possível, vejo o que não uso e separo para doação.
- Criar um sistema de organização para cada espaço da casa;
Exemplo: Banheiro - trocar as toalhas, limpar o lixo, trocar os tapetes, toda quinta-feira.
Sala - Tirar o pó, varrer embaixo do sofá - toda terça... e assim por diante.
- Manter os objetos no lugar certo após o uso;
Minha dificuldade também é essa, porque costumo largar as coisas fora do lugar, ainda mais coisas da Juju, vou usando e espalhando, mas tenho me controlado para não ter mais esse mau hábito.
- Fazer uma limpeza profunda em cada cômodo a cada período determinado;
Ao invés de fazer na casa toda em um único dia, separar por cômodo pode tornar sua faxina menos cansativa.
- Evitar acumular muitos objetos em espaços pequenos;
Acumuladores têm essa dificuldade também, achar que sempre vai precisar de algum objeto que fica anos no mesmo lugar sem uso. Visualmente, acumular muitos objetos torna tudo mais bagunçado ainda.
- Estabelecer uma rotina de organização e limpeza.
Se você mora com mais alguém, é primordial estabelecer a rotina em que todos ajudarão a manter a casa organizada, assim não fica tão pesado para uma pessoa só. E essa rotina, precisa ser cumprida, se você é o responsável pela louça na segunda, apenas faça! Nada de desculpas...e dessa forma haverá mais harmonia e menos estresse no lar.
- Não deixar as coisas acumularem
Quanto mais tempo você demorar para realizar a organização mais tempo e paciência precisará para fazer depois, então não acumule, simplesmente faça o que tem que ser feito.
Então pessoal, essas foram as minhas dicas de hoje, e vocês, o que fazem para deixar a casa mais organizada? Bjs.
Oi Jade,
ResponderExcluirAdorei o post e as dicas!
Aqui em casa é meio que tudo ou nada, sinto que dividir por cômodos não da certo pra mim, fico com a sensação de que vou levar a sujeira dos outros ambientes para aquele que foi limpo :(
Beijos,
https://brenshelf.blogspot.com/
Que ótimas dicas. Deixar cada item no seu lugar correto é sempre o meu objetivo. Não tenho filhos, mas quando cuidava da filha da minha prima, a minha casa era um mar de brinquedos. kkkk. Então aprendi a brincar com a criança. Ela podia bagunçar por um determinado tempo e depois eu pegava o balde e ela guardava tudo. Eu fazia uma contagem, cada brinquedo no balde, um número, tipo: 1, 2, 3.... Assim ela aprendia a falar os números, deixava a casa organizada e os brinquedos ficavam organizados depois da brincadeira.
ResponderExcluirBjus!!!
Eu acho que o pior das pessoas é acumular tanto. Minha mãe tem esse problema que tento aos poucos mudar nela. Eu sou bem desapegada, mas o meu problema é ficar limpando toda hora. Não tenho paciência hehehehe.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que dicas ótimas Jade. Cada pessoa sabe o melhor jeito de se organizar.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com