Durante o nosso passeio por Paquetá, conhecemos a Ponte da Saudade, essa ponte é especial pois com ela existe uma lenda que é perpetuada por todos os moradores da ilha, vamos conhecer?
Reza a lenda que um escravo chamado João Saudade, que veio da África num dos navios negreiros uma vez por mês encostava no cais da “Praia das Pedreiras”. sofria de saudade por sua amada Januária e seu filho Loreano que ficaram na áfrica.
Durante o dia, trabalhava nas caieiras; e à noite, rezava junto ao cais, conversava com a Lua, falava com as estrelas, molhava os pés cansados nas águas amenas do mar.
João não era apenas um escravo triste, para alguns dos velhos, era a própria encarnação humana da saudade. Passaram-se os anos. E cada ano que passava era mais longo para João.
Mas um dia, João não voltou.
Dizem que ele desapeareceu no mesmo dia em que um clarão transformou a noite em dia. Ninguém, jamais, soube explicar o que aconteceu à estrela e a João Saudade desde aquela noite que ele desapareceu misteriosamente.
O cais onde João ficava passou a ser chamado de “A Ponte da Saudade”, transformou-se em local de reza e ritual dos negros, na esperança de que um dia também, pela força da Fé, fossem levados por alguma estrela… e libertados"
A Ponte da História de João Saudade fica em Paquetá do lado da pedra dos namorados (tem post aqui falando dela)
A ilha de Paquetá é um ótimo lugar para um passeio, em um dia você consegue conhecer toda a ilha e conhecer essa e muitas outras histórias.
LOCALIZAÇÃO: PRAIA JOSÉ BONIFÁCIO, EM FRENTE AO Nº 31, PROJETANDO-SE SOBRE O MAR
Beijos meninas, e até o próximo post.
Eu não conhecia essa lenda, achei a história bem interessante e a ponte realmente é linda. Adorei!
ResponderExcluirDear Masen
Nossa! Eu não tenho muita vontade (coragem) de ir ao RJ, mas depois de ler a sua postagem e toda lenda contida na paisagem da praia e história por trás me fez ter vontade de conhecer.
ResponderExcluirAlém de claro ser muito lindo! A água parece ser azulzinha...
Karolini Barbara